INTRODUÇÃO - APRESENTA OS PORTAIS E O MOTIVOS DA ESCOLHA; O PERÍODO DE ANÁLISE; OS TIPOS DE CONTEÚDOS (EDITORIAS). (A ANÁLISE DEVE SER FEITA ENTRE, PELO MENOS, DOIS PORTAIS)
DESENVOLVIMENTO - SEGUE COM A ANÁLISE COMPARATIVA DAS CARACTERÍSTICAS DO JOL. (USAR ILUSTRAÇÕES PARA IDENTIFICAR O QUE ESTÁ SENDO TRATADO)
CONCLUSÃO
IDENTIFICAÇÃO (ALUNO)
* ATÉ 18/03
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Análise sobre a Folha.com e Atalaiaagora.com.br
Ao analisar os portais atalaiaagora.com.br e folha.com, notou-se que ambos pouco exploram os recursos que a Internet oferece. A Exemplo disso, os espaços destinados a vídeos, infográficos e áudio são usados de forma deficiente sendo que não chamam a atenção do internauta, que acaba por não utilizar desses recursos.
Observou-se também que a organização dos sites deixa a desejar, pois não priorizam as matérias por ordem de importância. No Folha, por exemplo, as notícias mais recentes deveriam estar na parte superior da página, entretanto estão espalhadas. No portal Atalaia Agora, a área de destaque oscila entre chamadas e propagandas, deixando o leitor confuso.
No quesito interatividade, não foi observado o uso de hiperlink como algo constante, indo no sentido contrário do caracteriza o texto da Internet, que é a não-linearidade. Nesse sentido, os conteúdos em sua maioria não possibilitam que os internautas se conectem com outros conteúdos ou, participem do que KOCH chama de “efeito cascata”.A interatividade do internauta com o texto se dá com a opção de fazer comentários sobre o conteúdo – o que não existe no Atalaiaagora.
Alunas: Janaina, Viviane e Jéssika.
Band
O eBand (www.band.com.br), site da emissora de televisão Bandeirantes, traz em seu corpo inúmeras notícias, opções de entretenimento e informações que abrangem seu canal de TV.
Na relação com o conteúdo do seu jornal, o eBand converge para outros formatos informativos acrescidos às mídias tradicionais. Complementando textos e imagens, o portal disponibiliza vídeos com conteúdos televisivos transmitidos na programação diária do canal, além de dispor de um acervo contendo notícias de todos os seus programas.
Essa preocupação, em armazenar e publicar um montante de informações produzidas pela emissora, torna a página uma fonte de pesquisa que mantém fatos históricos sempre vivos na atualidade e na memória dos internautas. O site, além de proporcionar a facilidade no acesso de seus conteúdos, ainda tem a política de estreitar a comunicação com seu público, trazendo enquetes, quadros de votação dos vídeos preferidos e destaque para os mais assistidos.
No contexto geral, as demais notícias apresentam um texto encorpado acompanhado de fotografias do assunto abordado, que no menu inicial é dividido em categorias. Cada nota permite a interação do usuário através de um comentário direto na página ou recomendações através de várias redes sociais.
O site em questão ainda deixa muito a desejar no quesito instantaneidade, mas os demais recursos explorados tornam a notícia presente no dia-a-dia do usuário/leitor e o faz se sentir parte integrante das produções jornalísticas.
Raquel Santos e Samille Justo
Estudo comparativo entre os portais locais Click Sergipe e Faxaju
O estudo versou sobre as características do jornalismo on-line quanto ao conteúdo, ao público e à interatividade. Os objetos estudados foram os portais locais Click Sergipe e Faxaju. Assim, foi feita uma comparação entre esses portais. Antes de começar a explanação sobre tais aspectos, é importante salientar que a análise se debruçou também sobre o planejamento visual dos sites.
Nadja Soares
Site Click Sergipe |
De uma maneira geral, o Click Sergipe apresenta problemas quanto à combinação de cores e desperdiça bastante espaço em branco, que poderia ser aproveitado para notícias ou publicidade. No caso do Faxaju, a interface está mais limpa e também possui um ponto totalmente vazio que, provavelmente, está destinado à publicidade. Quanto às cores, o Click Sergipe não possui uma combinação harmoniosa entre cores quentes e frias; o Faxaju, por sua vez, demonstra uma combinação mais leve.
Em se tratando das características do jornalismo on-line, ambos falham no quesito interatividade. No Click Sergipe, há seções como Você Repórter, Envie suas imagens, Opiniões e Cartas que sempre remetem à página para comentário da matéria de capa, talvez por um erro de programação. O próprio fato de não ser possível comentar uma matéria na sua própria página já constitui um problema de interatividade.
Apesar de haver uma melhor distribuição de editorias, no Faxaju é impossível comentar matérias, pois disponibilizam apenas um link para enviá-las por e-mail. A única forma de interatividade em ambos é a conta do Twitter, sem contar que não há comentários no Click Sergipe. Para retornar às notícias, só é possível clicando na seta da barra de navegação.
Faxaju |
Apesar de haver uma melhor distribuição de editorias, no Faxaju é impossível comentar matérias, pois disponibilizam apenas um link para enviá-las por e-mail. A única forma de interatividade em ambos é a conta do Twitter, sem contar que não há comentários no Click Sergipe. Para retornar às notícias, só é possível clicando na seta da barra de navegação.
Outro aspecto que deve ser ressaltado é o alinhamento do texto: no Click Sergipe, o alinhamento é à esquerda. Já no Faxaju, é justificado, o que atrapalha bastante a leitura. Em relação à convergência tecnológica, nas matérias do Faxaju não há imagens na maioria das vezes; apenas bloco de texto. Nenhum dos sites possui vídeo tampouco vídeo.
Em relação à produção jornalística, nenhum dos sites trabalha com conteúdo próprio e, por isso, especula-se que não há redação. Inclusive, muitas vezes, não citam as fontes das notícias. Em síntese, não há instantaneidade, uma vez que o intervalo de tempo entre uma publicação e outra, chega a ser maior que um dia, sem contar que o banco de dados só mostra as últimas atualizações.
http://www.clicksergipe.com.br/
http://www.faxaju.com.br/
http://www.clicksergipe.com.br/
http://www.faxaju.com.br/
Grupo: Frederico Neumann
Ieda Tourinho
Luís Fernando LourençoIeda Tourinho
Nadja Soares
Atalaia Agora x Cinform On Line e o caso da decapitação
Na manhã do dia 17 de fevereiro de 2011, um corpo foi encontrado decapitado na praia José Sarney, em Aracaju-SE. Observa-se que cada veículo tem uma maneira própria de publicar a notícia, e, no mundo da internet, não é diferente.
No mesmo dia do fato, o Cinform Online divulgou a notícia às 09h59 da manhã, mostrando o acontecimento, incluindo fotos do momento. Algumas horas depois, às 16h39, noticiava que o corpo continuava sem identificação, mostrando acompanhamento do caso. Já o Atalaia Agora postou a notícia apenas às 19h10. Contudo, já era noticiado que o corpo havia sido identificado, revelando nome e idade da vítima - sem mostrar fotos.
Na manhã do dia seguinte, o Cinform On Line já apresenta uma matéria mais completa. Percebe-se que o portal em questão, além de ter noticiado o fato, buscou maiores informações durante o dia, fazendo atualizações que incluem entrevista com o irmão da vítima, apontando como foi feita a identificação do corpo e foram levantadas suspeitas acerca do motivo do crime - segundo a visão do irmão. As matérias posteriores possuem link para as anteriores, permitindo ao leitor, que não acompanhou a notícia do início, possa se situar, entendendo a notícia por completo.
Esta comparação mostra que o site Atalaia Agora não teve preocupação em passar as informações mais rapidamente. O Cinform On line, além de noticiar o fato poucas horas após o ocorrido, teve o cuidado de investigar o fato. Observamos, assim, uma certa fragilidade do site Atalaia Agora em relação ao dinamismo.
Por
Danilo Franco, Nathalie Fontes e Rafael Espirito
Emsergipe.com X Atalaia agora
O http://www.atalaiaagora.com.br/ apresenta como diferencial no layout slides em flash, especificando as matérias em destaque. Logo abaixo, encontramos matérias em vídeos e também textos ilustrados por fotos. Ainda há a possibilidade de o internauta acompanhar a programação ao vivo da televisão e também matérias no seu banco de dados. Com relação à questão da interatividade, o site disponibiliza enquetes, twitter e também incentiva a participação do usuário através do envio de vídeos, matérias e fotos no “Você repórter”.
O http://emsergipe.globo.com/ apresenta um layout confuso, carregado de informações e cores. Além das matérias com vídeos, há links diretos para os diferentes blogs. O internauta pode assistir às matérias arquivadas. O site também estimula a participação do internauta por meio de envio de vídeos, textos e imagens. Um diferencial no site está na prestação de alguns serviços.
Grupo:
- Jonatas monteiro gama
- Anna Carolina Manso
- Kedma Ferreira Souza
Muito aquém do ideal!!
Foram comparados os seguintes portais: http://www.correiodesergipe.com/ e o www.jb.com.br. Em ambos, observou-se a falta de hipertextualização, como também, a ausência de comentários – no portal do Correio de Sergipe há uma ausência de espaço para que o internauta expresse a sua posição e no portal do Jornal do Brasil observou-se a possibilidade de não existir comentários por parte dos leitores, ou uma filtragem da equipe para a posterior publicação.
Sentiu-se também uma diferença em relação ao processo de instantaneidade da informação. Apesar de o portal do Jornal do Brasil ter editorias com conteúdo desatualizado, em sua totalidade pode-se afirmar que o portal disponibiliza informações atualizadas, enquanto o portal do Correio de Sergipe as atualizações são mínimas e quando acontecem, são informações alimentadas com o texto que está no jornal impresso. Como uma forma de “diminuir” o processo de desatualização das informações do portal, a versão impressa é disponibilizada na íntegra para o cidadão ter acesso.
Se assemelham no que diz respeito a espaços destinados a publicidade. É na publicidade onde são encontrados os hipertextos para outros locais onde o sujeito pode conferir as informações sobre o anúncio. Em relação a multimidialidade, observou-se a ausência de elementos usuais atualmente, como vídeos e infográficos, recursos que a internet oferece e não são aplicados. O que ocorre é o uso de fotos estáticas para ilustrar a matéria.
Por Osmar Souza e Poliana Cerqueira
Comparativo entre os portais Caras e Ego
AS PUBLICAÇÕES DOS DOIS PORTAIS, EMBORA TENHAM COMO FOCO O MESMO PÚBLICO, UTILIZAM FERRAMENTAS DIFERENTES. TEXTOS MAIS CONCISOS ESTÃO PRESENTES NA PUBLICAÇÃO DA “CARAS”. O PORTAL TRAZ AINDA FERRAMENTAS QUE POSSIBILITAM AO INTERNAUTA INTERAÇÃO COM DIVERSAS MÍDIAS SOCIAIS E LINK’S.
EM CONTRAPARTIDA, O PORTAL “EGO” TRAZ UM TEXTO ENXUTO, VALORIZANDO MAIS AS FOTOGRAFIAS; AS POSSIBILIDADES DO PÚBLICO INTERAGIR COM AS REDES SOCIAIS NÃO SÃO FACILMENTE PERCEBIDAS. QUANTO A MULTIMIALIDADE, AMBAS TRAZEM VIDEOS. DISPÕEM AINDA, DE MAIOR FACILIDADE DE ACESSAR MATERIAL ANTIGO.
Eduardo Andrade
Fernanda Oliveira da Rocha
Raphael Vilela
Comparação Unit e UFS - Notícias da Universidade - Manuel Neto e Helder Correia
Comentário:
Comparando o grau de Instantaneidade no dia 19/02/2011, 11h45, percebe-se que o portal da Unit postou uma notícia de um evento da própria Universidade às 10h06 na manhã do acontecimento. Vale ressaltar que a Unit atualiza suas notícias diariamente.
A última atualização da Ufs foi realizada no dia anterior 18/02/2011.
http://www.unit.br/notícias_principais/vw/1/itemid/5328.aspx?skinsrc=%5bg%5dskins%2f%5bunit%5dnoticias%2fnoticiasprincipal
http://www.ufs.br/?pg=noticia&id=2656
Portal R7 e twitter
O Portal R7 possui instantaneidade, que é a capacidade de transmitir noticias no momento em que estas ocorrem. Nesse ponto aproxima-se do rádio, pela rapidez na informação.
Neste Portal contamos com armazenamento de arquivos ( perenidade ), possibilitando uma maior facilidade na busca pela informação.
Encontramos interatividade, através de bate-papo e outras vias, possibilitando o leitor uma participação no conteúdo publicado.
Visualmente, o Portal R 7 tem um designer gráfico compatível a sua geração atual de jornalismo pela web.
Em relação aos conteúdos, percebemos que este se estrutura em cadeia de links de informações. Hipertextualizado, o que traz uma melhor forma de se chegar na inforção rapidamente.
Comparando-se com o twitter, que é uma ferramenta da rede social, mas que viabiliza a informação também de maneira rápida e bem mais interativa que o Portal R7 ou qualquer outro portal de notícias jornalisticas.
Apesar de não ter sido criado a priori com esta finalidade, o twitter consegue hoje, superar boa parte das redes de informação, pois é rápido, prático e conciso ( 140 caracteres )
Em se tratando de se relacionar com o público o twiiter é mais " popular " em quantidades de acesso que o Portal e bem mais interativo. Com isso tornou-se hoje em dia, uma ferramenta indispensável, sendo utilizado inclusive pelos portais para levar o leitor a seus links.
Isabel Cristina e Sâmia Morais
Neste Portal contamos com armazenamento de arquivos ( perenidade ), possibilitando uma maior facilidade na busca pela informação.
Encontramos interatividade, através de bate-papo e outras vias, possibilitando o leitor uma participação no conteúdo publicado.
Visualmente, o Portal R 7 tem um designer gráfico compatível a sua geração atual de jornalismo pela web.
Em relação aos conteúdos, percebemos que este se estrutura em cadeia de links de informações. Hipertextualizado, o que traz uma melhor forma de se chegar na inforção rapidamente.
Comparando-se com o twitter, que é uma ferramenta da rede social, mas que viabiliza a informação também de maneira rápida e bem mais interativa que o Portal R7 ou qualquer outro portal de notícias jornalisticas.
Apesar de não ter sido criado a priori com esta finalidade, o twitter consegue hoje, superar boa parte das redes de informação, pois é rápido, prático e conciso ( 140 caracteres )
Em se tratando de se relacionar com o público o twiiter é mais " popular " em quantidades de acesso que o Portal e bem mais interativo. Com isso tornou-se hoje em dia, uma ferramenta indispensável, sendo utilizado inclusive pelos portais para levar o leitor a seus links.
Isabel Cristina e Sâmia Morais
ESTADÃO.COM.BR

É também disponibilizado ao usúário a multimidialidade como diferencial, já que em algumas outras mídias não é possível ver a função de audio, vídeo, imagens e texto.
Por: Cybelle Nascimento
Antônio Claúdio
Carlos Albert
Por: Cybelle Nascimento
Antônio Claúdio
Carlos Albert
TV UOL e TERRA TV
Comparação entre os portais UOL (http://www.uol.com.br) e TERRA (http://www.terra.com.br/).
Dentre as várias segmentações dos conteúdos publicados, analisamos os canais que os portais disponibilizam para a veiculação de vídeos, onde são encontrados conteúdos de produção autoral TV UOL e TERRA TV, como também conteúdos enviados por internautas sobre os mais diversos temas.
A TERRA TV, comparada a TV UOL, tem mais facilidade de acesso, pois se encontra mais destacada na página inicial, além de permitir a visualização do conteúdo sem a necessidade de abrir outra página.
Os dois portais têm produção específica para Internet, inclusive com transmissões Ao Vivo, e também permitem que o usuário envie seus vídeos, o que torna o canal mais expansivo e interativo.
Com essa análise percebemos que os aspectos de interatividade, instantaneidade e convergência, são bastante evidentes nesse tipo de produção.
Bianca Natália
Rodrigo Andrade
Comparação
http://emsergipe.globo.com/
http://www.jornaldacidade.net/
Tanto o Atalaia Agora, quanto o Jornal da Cidade possuem uma área definida para as últimas notícias. No em Sergipe não foi encontrada. No Jornal da Cidade está mais destacada, no inicio da página.
Todos os três sites possuem notícias, porem no Em Sergipe seu conteúdo é mais variado.
A interatividade do Atalaia Agora e do Em Sergipe é maior. Nos dois portais existem a possibilidade de enviar seus vídeos. No JC, são postados pelos jornalistas.
Os três portais estão muito dependentes de uma plataforma maior caso da TV e o jornal impresso, o que salva é a interatividade com o próprio internauta.
Alan Souza, Rodrigo Brazil e Gilmeire Santos
Assinar:
Postagens (Atom)