sábado, 19 de fevereiro de 2011

Muito aquém do ideal!!

Foram comparados os seguintes portais: http://www.correiodesergipe.com/ e o www.jb.com.br. Em ambos, observou-se a falta de hipertextualização, como também, a ausência de comentários – no portal do Correio de Sergipe há uma ausência de espaço para que o internauta expresse a sua posição e no portal do Jornal do Brasil observou-se a possibilidade de não existir comentários por parte dos leitores, ou uma filtragem da equipe para a posterior publicação.

Sentiu-se também uma diferença em relação ao processo de instantaneidade da informação. Apesar de o portal do Jornal do Brasil ter editorias com conteúdo desatualizado, em sua totalidade pode-se afirmar que o portal disponibiliza informações atualizadas, enquanto o portal do Correio de Sergipe as atualizações são mínimas e quando acontecem, são informações alimentadas com o texto que está no jornal impresso. Como uma forma de “diminuir” o processo de desatualização das informações do portal, a versão impressa é disponibilizada na íntegra para o cidadão ter acesso.  

Se assemelham no que diz respeito a espaços destinados a publicidade. É na publicidade onde são encontrados os hipertextos para outros locais onde o sujeito pode conferir as informações sobre o anúncio. Em relação a multimidialidade, observou-se a ausência de elementos usuais atualmente, como vídeos e infográficos, recursos que a internet oferece e não são aplicados. O que ocorre é o uso de fotos estáticas para ilustrar a matéria.



Por Osmar Souza e Poliana Cerqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário