Os portais evidenciados foram escolhidos pelas características imediatistas de cada um. Os sites analisados foram o lusitano Imediato e o portal de notícias brasileiro Último Segundo. Ambos os sites apresentam conteúdos de diversas áreas, economia, esporte, política, cultura, notícias nacionais e internacionais etc.
Estes portais, assim como vários outros sites de jornalismo online, possibilitam a aproximação do leitor às coberturas factuais, diminuindo o tempo entre o acontecimento e a notícia. Vale notar que o próprio nome destes portais de jornalismo on-line sugerem imediatismo, velocidade na apresentação dos fatos e acontecimentos: "Imediato" e "Último Segundo".
O análise foi motivada pela comparação entre as abordagens, portuguesa e brasileira, das coberturas factuais. Ela aconteceu no período de 24 e 25 de março de 2011, verificando a instantaneidade presente nos portais e suas características inerentes ao jornalismo online a atualização de conteúdo, navegabilidade, interatividade, hipertextualidade, multimidialidade, personalização e perenidade.
Navegabilidade
A possibilidade de escolha rápida dos conteúdos oferecidos pelo site é encontrada facilmente em ambos os sites. Uma ressalva para o portal lusitano, que possui menos links de conteúdos na barra inicial da página.
Ambos disponibilizam um espaço para pesquisa rápida de conteúdos já postados no site na barra incial abaixo ilustrada.
A diagramação dos portais possuem semelhante disposição dos objetos gráficos, mantendo as principais notícias, estas resumidas, ao lado esquerdo, toda peça publicitária ao lado direito. Porém, a separação dos conteúdos durante toda a página, assim como a hierarquia das informações, posicionadas de acordo com o imediatismo da notícia, estão melhor organizadas no "Último Segundo". Uma outra característica que impõem vantagem do site brasileiro em relação ao português, são os links alternativos presentes em cada conteúdo espalhado no site:
Conteúdo
Os conteúdos dos portais são organizadas através de pequenas coberturas factuais e manchetes do tema específico, funcionando com hiperlinks que direcionam a informação para seu conteúdo completo. Além dessas chamadas curtas, fotografias são utilizadas para chamar atenção do leitor para a notícia.
A priori, percebe-se a importância que cada site dá ao acontecimento mais relevante a ser noticiado. O tamanho da fotografia e o texto referente a um conteúdo específico do jornal "Último Segundo" é uma ferramenta clara para a hierarquização dos conteúdos. Nota-se claramente que apenas uma notícia é evidenciada dessa maneira, os outros conteúdos são dispostos de maneira igualitária, quanto ao tamanho, ordenados de acordo com sua relevância temporal. No "Imediato" não existe um padrão de formatação das chamadas, priorizando as notícias de acordo com a ordem pela qual são dispostas.
A utilização dos hipertextos na página incial são evidenciados claramente nos dois portais. Porém apenas o site "Último Segundo" disponibiliza hipertextos dentro dos conteúdos noticiados.
Interatividade e multimidialidade
No quesito interatividade, o site lusitano saiu na frente, pois possui a espaço para comentários de leitores, o que não ocorre com o portal "
Último Segundo". Quanto a multimidialidade, observou-se a pouca exploração de mídias alternativas, como aúdio e vídeo, no jornal "Imediato". No jornal brasileiro, temos uma grande diversidade de mídias interativas que beneficiam o interesse do leitor pela notícia. Outra vantagem encontada no portal português é a página chamada "Livro de Visitas", que possibilita a oportunidade do leitor interagir com o jornal, postando comentários a respeito do próprio site.
Perenidade e instantaneidade
Quanto a capacidade de armazenamento de informação dos portais analisados, observa-se que os sites vistos tem links que levam aos arquivos. No site
"
Último Segundo", encontra-se facilmente o link que direciona ao arquivo de notícias. No outro, o link mostra o seguinte texto: "
Edição em Arquivo: Não existem edições disponíveis."
A instantaneidade é observada de forma positiva por ambos os sites, evidenciado principalmente no portal brasileiro, através da exibição do horário de capa postagem de uma mesma notícia, possibilitando o leitor a o ideia exata atualização da notícia.
Imediato:
Último Segundo
Conclusão
No final desta análise, foram observados que pontos como instanteneidade e perenidade, boa diagramação, navegabilidade, interatividade, multimidialidade e hipertextualidade são fatores tão importantes como a qualidade do conteúdo, atraindo o internauta para leitura da notícia. Segundo esses quesitos, o jornal "Último Segundo" obteve uma qualidade maior, desapontando apenas devido a falta de interatividade do leitor e a notícia. O que não deixou muito para trás o jornal português, rico em qualidades referentes a instantaneidade e intereatividade.
Referências:
http://ultimosegundo.ig.com.br/
http://www.imprensaregional.com.pt/imediato/
Aluno: Manuel Messias de Albuquerque Neto.