INTRODUÇÃO: MOTIVO DAS ESCOLHAS
Os sites escolhidos para análise foram os das emissoras Band e RedeTV. A primeira, do grupo Bandeirantes, liderada pelo empresário João Saad que engloba talvez o maior grupo de rádio do país, duas redes abertas de televisão, canais segmentados, jornais, o que resulta numa imensa plataforma de interatividade. Do outro lado está a RedeTV!, que é uma rede de televisão aberta, ainda jovem em pouco mais de 10 de existência, porém que se situa entre as cinco maiores redes de TV do país. Ambas não são líderes de audiência televisivas, mas têm consideráveis fatias no “bolo” publicitário e fortes influências na formação do conhecimento/entretenimento da população.
NAVEGABILIDADE:
O site da rede Bandeirantes apresenta um fundo branco e layout semelhante a dos portais “Globo” e R7”, enquanto que o da página da RedeTV! é de fundo preto. Considero este último site mais convidativo e organizado na disposição das notícias. As matérias “ em destaque” ficam mais em evidência que no site da Band. No dia analisado, apenas constava numa tela de tamanho médio a matéria “Obama adverte Kaddafi a seguir exigências da ONU”. No outro site, os destaques são disponibilizados através de slides em flash e traz conteúdo mais amplo a ser visto pelo internauta, mas, na minha concepção é mais bagunçado e não prende a atenção do usuário que se perde no “excesso” de informação. O sistema de busca de conteúdo do site da RedeTV! fica mais visível que o da Band para o internauta disperso.
CONTEÚDO:
Em ambos os casos, uma linguagem simples e direta transmite a informação de maneira eficiente. Mas, apenas no site da band é que existem as matérias correlacionadas, como uma “suíte”. O Hipertexto não é encontrado como ferramenta nas matérias. De acordo com a leitura do livro “Jornalismo 2.0, como sobreviver e prosperar”, do autor Mark Briggs, a reportagem de internet deve estabelecer um maior feedback com o usuário e uma dica para isto é permitir que ele participe do processo de coleta da informação, antes da publicação das matérias. Esta característica não foi encontrada no conteúdo dos dois sites em questão.
O site da Band é constantemente atualizado através do seu plantão de notícias, com indicação da hora em que a notícia foi publicada pela ordem cronológica inversa. Já o site da RedeTV! só apresentou três atualizações no momento em que ele foi analisado, que foi na noite do dia 18 de Março.
INTERATIVIDADE:
No site da Band a interatividade é explorada através do compartilhamento de notícias com os amigos em várias redes sociais, a exemplo do facebook e Twitter. Os comentários só entram para quem tem conta no facebook. No site da RedeTV, além da interação com as redes, o internauta pode deixar o comentário, desde que preencha os campos obrigatórios para identificação.Ele permite que o leitor comente diretamente a matéria on line, para que todos os outros usuários também possam ler. Entre outras ferramentas utilizadas para aproximação do conteúdo com o usuário, estão as enquetes no site da RedeTV!. No site da Band, encontra-se a inclusão de link de e-mail em algumas matérias para facilitar o contato do leitor com o repórter e o envio de comentários e perguntas sobre as matérias. Mas, só por e-mail ou por facebook, porque no espaço do site mesmo, o internauta pode encarar isto como um depósito de informação.
MULTIMIDIALIDADE:
O site da Band tem mais atrativos no quesito multimidialidade por apresentar infográficos e esta é uma ferramenta geralmente convidativa e que facilita a captação do conteúdo. Os dois sites, até por serem principalmente direcionados para o conteúdo de televisão, contam com seleção de vídeos mais recentes, assistidos e votados. Os dois disponibilizam arquivo das matérias, o que é fundamental para sites de conteúdo telejornalístico.
PUBLICIDADE:
Neste tópico, as notícias do site da Band brigam por um espaço com as propagandas. Um olhar menos atento e o leitor vai clicar na publicidade achando que se trata de uma reportagem. Enquanto isso, o site da RedeTV! confina um tímido espaço da página principal no canto esquerdo para os anunciantes.
CONCLUSÃO:
Apesar da escolha dos dois sites, isto não é um indicativo de algum tipo de concorrência, tal como a evidente disputa por audiência que existe entre Globo e Record. O que chamou a atenção foi o fato de que os colegas da disciplina se prenderam aos portais já consagrados e estes dois aqui analisados apresentam diferençam significativas na organização de seus conteúdos. O site da band procura investir bem em anunciantes no seu espaço, enquanto que no da RedeTV! a presença de propaganda é mínima. Os informativos da Band são mais completos e a atualização é constante, enquanto que o da RedeTV!, apesar de ter um conteúdo menor, não tem o mesmo dinamismo e instantaneidade que o site da Band oferece.
Kedma F.Souza
Kedma F.Souza
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir