terça-feira, 15 de março de 2011

Portal Globo.com x Portal R7

Portal R7

Portal Globo.com













Os dois portais pesquisados são as plataformas online das duas redes de TV de maior audiência do país, Tv Globo e Rede Record. Por isso, os dois portais pesquisados, estão entre os mais acessados do Brasil e são grandes formadores de opinião.


Os Portais analisados têm uma relação de estratégia editorial que não se diferencia no que acontece na TV, o vice líder em audiência, a Rede Record, segue a líder Tv Globo, ou seja, o Portal R7, que surgiu depois, segue os padrões editoriais e estéticos do Portal Globo.com. O Globo.com tem um conteúdo de notícias, entretenimento, esportes e tecnologia, não diferente do que o Portal R7 oferece ao internauta. Mais um atributo idêntico dos dois portais, que é levado ao publico, é o conteúdo que as TVs transmitem, o portal da globo.com destaca esse grande atributo colocando-o em destaque no começo do site.

Twitter R7
Os dois portais não usam ferramentas como hipertexto em suas matérias. Mas leva aos internautas um grande conteúdo de links de matérias relacionadas ao tema noticiado. Outro importante atributo dos portais são as suas informações através de infográficos com ilustrações ou animações, o que facilita e desperta o interesse do internauta. O portal R7 tem um espaço dentro do site para a divulgação das noticias mais lidas e as últimas noticias, algo que no Portal globo.com, não explicita.
Conteúdo da Tv Globo no Portal globo.com
Como a maioria dos portais globalizados, os dois sites usam as redes sociais para compartilhar suas noticias, o diferencial é que enquanto o Portal R7 tem um twitter para seus seguidores, o portal globo.com não disponibiliza. A falta de uma interação maior com o publico é percebida por não haver um espaço em que o internauta possa opinar sobre as matérias, isso ocorre nos dois sites.

Com essa analise, podemos perceber que os dois portais são quase idênticos, muito por serem concorrentes diretos, o que acontece também com as Tvs Globo e Record. Por isso, arriscar algo muito diferente ao que a outra concorrente analisada faz, como textos não lineares, é quase impossível, a Informação tem que ser passada o mais rápido possível, não se pode perder muito tempo em um mesmo assunto.

A utilização do vídeo é muito evidente no portal Globo.com, afinal o conteúdo da Tv Globo é o de maior audiência do Brasil, ou seja, os portais se aproveitam ao máximo do conteúdo das TVs, que cedem o melhor da sua programação.

RODRIGO SANTANA BRAZIL - PÓS COMUNICAÇÃO E MÍDIA DIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário