Os sites escolhidos como objeto de análise para avaliação foram Cinform http://www.cinform.com.br/ e o Jornal do Brasil http://www.jb.com.br/. A escolha destes se deu por apresentarem credibilidade e, além disso, pela observação frequente do seu conteúdo, o que implica uma maior proximidade com as características a serem colocadas. A análise dos sites aconteceu de 14 a 18 de março de 2011, período em que se acompanhou características do jornalismo online referentes a atualização de conteúdo, interatividade, hipertextualidade, multimidialidade, entre outras.
Análise
Em relação a atualização de conteúdo, observou-se que tanto o Cinform quanto o Jornal do Brasil disponibilizam informações atualizadas que, em sua maioria, são veiculadas matérias mais informativas. No Cinform, a maior parte do conteúdo é de cunho local. No entanto, um pequeno espaço é dedicado a publicação de matérias envolvendo temáticas nacionais e/ou internacionais.
Nos sites em questão, observou-se a falta de hipertextualidade, impossibilitando a interconexão de textos através de links, não permitindo, caso o internauta queira, o aprofundamento do assunto para complementar a informação.
Levando em consideração a interatividade, nota-se que os sites disponibilizam elementos que permitem o usuário interagir com o processo de divulgação de notícias. O Cinform disponibiliza em cada texto um link que permite ao internauta insirir seu comentário. Além disso, possibilita que o internauta também interaja e acompanhe as atualizações utilizando redes sociais como twitter e facebook. O mesmo ocorre com o JB que disponibiliza, no final de cada texto, um espaço para que o usuário deixe seu comentário. O site utiliza também ícones que possibilitam o internauta a compartilhar e acompanhar matérias utilizando e-mail e diversas redes sociais.
Entretanto, mesmo com a disponibilização desses elementos não significa que houve interatividade. Levando em consideração o espaço dedicado aos comentários, nota-se que eles aparecem em um número reduzido ou mesmo inexistem, o que denota a falta de interatividade entre o portal e o leitor.
Já em relação a multimidialidade, observou-se que o Cinform não trabalha com vídeos, apresentando semelhanças em relação aos veículos impressos, restringindo sua publicação a textos e fotos estáticas. Já o JB se diferencia neste quesito, utilizando em algumas matérias, além de fotos estáticas, vídeos que podem complementar a informação. A publicidade é um ponto marcante em ambos. Nela, são encontrados hiperlinks que permitem o internauta conferir as informações sobre o anúncio do seu interesse.
Conclusão
Indo de encontro as possibilidades que a internet pode oferecer, os sites analisados pouco usufruem de vídeos, trechos de músicas e outros elementos que permitem maior compreensão dos assuntos abordados e desdobramentos dos mesmos.
Muito se deixa a desejar nesse sentido. Apesar de a rede ser um lugar de convergência de mídias, nota-se que suas pontecialidades ainda não são suficientemente exploradas pelos sites e portais de notícias. Nos sites analisados, observou-se que a maioria do conteúdo é publicado sem utilização de recursos e desdobramentos o que pode comprometer também a assimilação do conteúdo e gerar o desinteresse do usuário, ávido por informações que possam acrescentar mais conhecimento.
Por Poliana Cerqueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário