Ao analisar os portais Infonet e Uol, percebe-se que os mesmos contêm semelhanças estruturais em relação à Interface e a diagramação, os menus principais estão localizados à esquerda, conteúdo noticioso no centro, predominância de publicidade do lado direito e no topo da página. Consta nos dois sites a presença de diversos hiperlinks em seus textos noticiosos como também a seção intitulada leia mais, onde aparecem notícias correlacionadas entre si. Em ambos os sites é possível o acesso a outros sites de notícias como a folha on line no caso do Uol e o jornal do dia on line no caso da Infonet. A Infonet ao contrário da Uol utiliza o recurso migalhas de pão³ nas páginas internas. Ao observar as notícias é possível perceber que os portais procuram utilizar textos objetivos e concisos.
Observa-se ainda que ambos os portais são constantemente atualizados e não se restringem apenas à publicação de notícias, abrigando também outros serviços como blogs, cartões virtuais, serviços de e-mail entre outros. Há também o serviço de classificados, embora no site Uol ele seja rotativo, não estando sempre na página principal, o que não acontece na Infonet que procura dar destaque a este serviço. Enquanto o Uol se destaca pela quantidade de seções no menu da página inicial, mais de sessenta, a Infonet ao contrário conta com pouco mais de vinte.
Em relação à multimidialidade, foram observadas as seguintes características: presença de slideshow, infográficos e galerias de imagem e vídeos4 em ambos os portais. Sendo que Uol possui dois slideshows um de maior destaque na parte superior da página e outro menor e abaixo deste. Os vídeos da infonet normalmente encontram-se dentro da página de uma notícia, diferente da Uol onde os vídeos não são necessariamente de caráter noticiosos.
Os sites abrigam recursos para interatividade com o usuário como a possibilidade de se comentar sobre as matérias, além de permitir o envio de vídeos e fotos pelos internautas, sem, contudo ter uma seção de destaque para esta prática. Ambos os sites podem ser acompanhados através do Twitter. O Uol diferencia-se da Infonet na questão de produção de conteúdos específicos da web para celular5, como notícias, e-mail, fotos etc.
Os sites abrigam recursos para interatividade com o usuário como a possibilidade de se comentar sobre as matérias, além de permitir o envio de vídeos e fotos pelos internautas, sem, contudo ter uma seção de destaque para esta prática. Ambos os sites podem ser acompanhados através do Twitter. O Uol diferencia-se da Infonet na questão de produção de conteúdos específicos da web para celular5, como notícias, e-mail, fotos etc.
Após analisar as características de cada portal pode-se concluir que ambos apresentam similaridades estruturais, porem há diferenças significativas em relação ao conteúdo, enquanto a Infonet prioriza conteúdos locais a Uol nacionais e internacionais tendo uma variedade de editorias muito maior do que a Infonet consequentemente uma produção de conteúdos mais elevada.
- De acordo com informações do Portal Uol (http://sobreuol.noticias.uol.com.br/), o veículo alcança uma audiência residencial superior a 27,8 milhões de visitantes únicos e mais de 4,326 bilhões de páginas vistas por mês, Pouco menos do que a população estimada do planeta, aproximadamente 6,5 bilhões.
- De acordo com informações do Portal Infonet (http://www.infonet.com.br/publicidade/ler.asp?id=90126&titulo=noticias) o veículo tem uma média mensal de 7,5 milhões de acessos maior que a população sergipana que é de aproximadamente 2 milhões de habitantes.
- Migalha de pão (breadcrumbs) se refere ao caminho percorrido pelo usuário durante sua navegação.
- No Uol há uma seção específica para os vídeos chamada tv Uol que segundo o portal são cerca de 50 milhões de vídeos assistidos ao mês. (http://publicidade.uol.com.br/#/uol_tv)
Aluna: Anna Carolina Manso
Nenhum comentário:
Postar um comentário