sexta-feira, 18 de março de 2011

Infonet X Uol

Os portais analisados foram escolhidos por representarem respectivamente uma publicação local (sergipana) e outra nacional, além de serem veículos relevantes em números de acessos. O Uol com 4,326 bilhões de visitas/mês¹ e a Infonet com 250 mil acessos/dia². Os portais foram analisados durante os dias 16 e 17 de março de 2011.

Ao analisar os portais Infonet e Uol, percebe-se que os mesmos contêm semelhanças estruturais em relação à Interface e a diagramação, os menus principais estão localizados à esquerda, conteúdo noticioso no centro, predominância de publicidade do lado direito e no topo da página. Consta nos dois sites a presença de diversos hiperlinks em seus textos noticiosos como também a seção intitulada leia mais, onde aparecem notícias correlacionadas entre si. Em ambos os sites é possível o acesso a outros sites de notícias como a folha on line no caso do Uol e o jornal do dia on line no caso da Infonet. A Infonet ao contrário da Uol utiliza o recurso migalhas de pão³ nas páginas internas. Ao observar as notícias é possível perceber que os portais procuram utilizar textos objetivos e concisos.
Observa-se ainda que ambos os portais são constantemente atualizados e não se restringem apenas à publicação de notícias, abrigando também outros serviços como blogs, cartões virtuais, serviços de e-mail entre outros. Há também o serviço de classificados, embora no site Uol ele seja rotativo, não estando sempre na página principal, o que não acontece na Infonet que procura dar destaque a este serviço. Enquanto o Uol se destaca pela quantidade de seções no menu da página inicial, mais de sessenta, a Infonet ao contrário conta com pouco mais de vinte.

Em relação à multimidialidade, foram observadas as seguintes características: presença de slideshow, infográficos e galerias de imagem e vídeos4 em ambos os portais. Sendo que Uol possui dois slideshows um de maior destaque na parte superior da página e outro menor e abaixo deste. Os vídeos da infonet normalmente encontram-se dentro da página de uma notícia, diferente da Uol onde os vídeos não são necessariamente de caráter noticiosos.
Os sites abrigam recursos para interatividade com o usuário como a possibilidade de se comentar sobre as matérias, além de permitir o envio de vídeos e fotos pelos internautas, sem, contudo ter uma seção de destaque para esta prática. Ambos os sites podem ser acompanhados através do Twitter. O Uol diferencia-se da Infonet na questão de produção de conteúdos específicos da web para celular5, como notícias, e-mail, fotos etc.

Os sites abrigam recursos para interatividade com o usuário como a possibilidade de se comentar sobre as matérias, além de permitir o envio de vídeos e fotos pelos internautas, sem, contudo ter uma seção de destaque para esta prática. Ambos os sites podem ser acompanhados através do Twitter. O Uol diferencia-se da Infonet na questão de produção de conteúdos específicos da web para celular5, como notícias, e-mail, fotos etc.
Após analisar as características de cada portal pode-se concluir que ambos apresentam similaridades estruturais, porem há diferenças significativas em relação ao conteúdo, enquanto a Infonet prioriza conteúdos locais a Uol nacionais e internacionais tendo uma variedade de editorias muito maior do que a Infonet consequentemente uma produção de conteúdos mais elevada.   


  1. De acordo com informações do Portal Uol (http://sobreuol.noticias.uol.com.br/), o veículo alcança uma audiência residencial superior a 27,8 milhões de visitantes únicos e mais de 4,326 bilhões de páginas vistas por mês, Pouco menos do que a população estimada do planeta, aproximadamente 6,5 bilhões.
  2. De acordo com informações do Portal Infonet (http://www.infonet.com.br/publicidade/ler.asp?id=90126&titulo=noticias) o veículo tem uma média mensal de 7,5 milhões de acessos maior que a população sergipana que é de aproximadamente 2 milhões de habitantes.
  3. Migalha de pão (breadcrumbs) se refere ao caminho percorrido pelo usuário durante sua navegação.
  4. No Uol há uma seção específica para os vídeos chamada tv Uol que segundo o portal são cerca de 50 milhões de vídeos assistidos ao mês. (http://publicidade.uol.com.br/#/uol_tv)
Aluna: Anna Carolina Manso





 


 

 


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